quinta-feira, 28 de julho de 2011

Congresso Acessível de olho na Copa de 2014




Brasil já se prepara para receber turistas com deficiência na Copa do Mundo em 2014 e nas Olimpíadas e Paraolimpíadas, em 2016. Prova disso é a realização do Congresso Brasileiro de Turismo Acessível, que será de 28 a 30 de setembro, em Socorro, estância turística do interior paulista considerada modelo de acessibilidade.
Estão convidados órgãos públicos, empresas do setor hoteleiro, aéreo, rodoviário, ferroviário,
guias turísticos, agentes de viagens, associações e entidades do setor de turismo. Das 500 vagas
disponíveis, 100 já foram preenchidas.
O evento é gratuito e as inscrições vão até 30 de agosto no site do congresso (http://cbta.
sedpcd.sp.gov.br).
Realizado pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência em parceria com a Prefeitura Municipal da Estância Turística de Socorro, tem apoio do Ministério do Turismo e da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo. A expectativa do assessor da secretaria
Vanilton Senatore, organizador do congresso, é atingir todas as esferas de turismo, desde a
agência de viagem até a rede hoteleira e gastronômica paulista e brasileira: “Queremos sensibilizá-las da necessidade de ampliar atendimento com qualidade e quantidade às pessoas
com deficiência. É importante que esse público faça turismo, de carro ou de ônibus, e desfrute
as mesmas atrações que as demais pessoas”.
Para Senatore, o turismo acessível no Brasil evoluiu nos últimos dez anos, mas ainda deixa a desejar nas áreas de hotelaria e gastronomia. Nos poucos hotéis que possuem recursos de acessibilidade (como rampa, por exemplo), “são reserva das poucas vagas às pessoas com deficiência.
Na área gastronômica, as cidades turísticas em geral não oferecem acesso apropriado, banheiro
adaptado e cardápio em braile. Outro problema é o despreparo dos funcionários”.
No Circuito das Águas Paulista, que integra municípios da Serra da Mantiqueira, cujas águas são conhecidas pelos seus poderes de cura, Senatore informa que esse público tem dificuldade de acesso desde a hospedagem até o transporte de uma cidade a outra. Para reverter o problema, o congresso discutirá temas relevantes, entre eles perfil socioeconômico desse público, exemplos
de turismo acessível dentro e fora do País e bem atender no turismo acessível: “Donos de hotel, restaurante e outros pontos de turismo precisam saber que as pessoas com deficiência possuem potencial econômico significativo e atualmente não há muitas opções de turismo acessível”. Senatore estima que cerca de 30% dessas pessoas pertencem à classe média ou acima.
Na palestra com exemplos de turismo acessível no Brasil haverá destaque para a Estância Turística de Socorro, que oferece hotéis com acessibilidade, turismo de aventura adaptado e é referência para o Ministério do Turismo. É uma das campeãs da edição 2010 do Prêmio Governo do Estado de São Paulo Ações Inclusivas para as Pessoas com Deficiência.
Outro exemplo de boa prática, a ser discutido no congresso, é o projeto Praia Acessível, criado em 2010 pela Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
Com apoio de equipe especializada, cadeiras adaptadas são emprestadas a pessoas com deficiência física para banhos em praias de 14 municípios do litoral paulista. No âmbito internacional, já está confirmada a presença de representante da Austrália, que abordará os recursos de acessibilidade empregados nas Olimpíadas e Paraolimpíadas de Sidney, há 11 anos. As experiências das praias da cidade francesa Saint Jean, que adotam equipamento para
auxiliar pessoas com deficiência visual a nadar com segurança, também serão relatadas.
O evento permitirá que secretários estaduais de Turismo e os municípios paulistas discutam ações para subsidiar políticas públicas que assegurem os direitos das pessoas com deficiência ao acesso do pleno turismo.
A montagem e a estadia dos convidados representam cerca de R$ 600 mil de investimentos
da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência. O Ministério
do Turismo e a Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo apóiam na divulgação
do evento entre os conselhos estadual e nacional da categoria.
Viviane Gomes
Da Agência Imprensa Oficial
28-07-2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário