quarta-feira, 15 de agosto de 2012

A convesa de todo dia

- Oi, bom dia!
- Posso ajudar?
- Não, obrigado, já estou acostumado.
- Não tem medo que a cadeira vire para traz? - Está firme, seguro o corrimão com força.
- Você já caiu alguma vez?
- Sim, várias vezes. A última na estação Consolação. Um tombo feio. Felizmente não me machuquei e também não feri ninguém. Foi um baita susto. - Tenho percebido que existem muitas guias rebaixadas em várias esquinas, isso tem ajudado, não tem?

- Sim, ajudam muito. O maior problema são as calçadas. Cada proprietário faz a sua a seu bel prazer, fica cada uma de um jeito. Tenho por vezes que ir para a rua, corro o risco de ser atropelado, e a maioria está em péssimo estado de conservação. Já quebrei a cadeira mais de uma vez por conta disso, fora alguns tombos.
- E aqui no metrô, tem tido alguma dificuldade? Percebi que se vira bem nas escadas rolantes.
- Os problemas com o metrô começam quando tenho que usa-lo antes das dez da manhã ou entre as 17 e 19 horas. Já mudei meu horário no trabalho por conta disso. Entro as 11 e saio as 19. Assim mesmo tem dias que tenho que ter muita paciência, as plataformas ficam cheias e as pessoas não te respeitam, o melhor é aguardar o fluxo diminuir e esperar, já que estou sentado mesmo.
De vez em quando, as escada rolantes de acesso estão paradas ou é o elevador que está quebrado, vivem em manutenção, quando há alternativa, tudo bem, se não, são os funcionários que tem que dar um jeito, subindo ou descendo as escadas. Certa vez, o metrô parou dentro do túnel, entre as estações Anhangabaú e Sé. Era verão e estava um calor infernal, as pessoas começaram a passar mal, e as portas de emergência foram acionadas, começaram a sair e a andar pela linha. Tive que ser resgatado. Andamos uns bons metros dentro do túnel, os funcionários me equilibrando em um caminho estreito, que mal dava para passar uma pessoa. Foi um perrengue danado.
- E os ônibus? Usa?
- Faz muito tempo que não uso. Tenho relato de amigos que falam que são poucos os ônibus que estão adaptados e os que estão, alguns equipamentos estão quebrados ou os funcionários não sabem operá-los. Sei que até 2014, todos os ônibus da cidade de São Paulo devem ter esse equipamento instalado. Vamos aguardar.
- Até qualquer hora...
- Até...

Um comentário: