segunda-feira, 19 de março de 2012

Pedro Henrique - Um Pequeno Guerreiro

Amigos do blog, quem me acompanha sabe que tenho um sobrinho neto, Pedro Henrique, que nasceu com problemas renais. Os rins não se desenvolveram e Pedrinho ficou na UTI pré-natal durante os sete primeiros meses de vida.
Neste período, tomou muitos remédios para estabilizar a pressão e as possíveis infecções, o que, em tese, pode ter causado sua surdez. Dia 28 de fevereiro, foi seu aniversário de três anos. Neste período, passou por várias cirurgias. A primeira, no inicio de 2011, foi o implante coclear. Em julho do mesmo ano, já se preparando para o transplante de rim, foram feitas várias intervenções cirúrgicas. Sua bexiga não havia se desenvolvido, pois não recebia a urina que deveria ser filtrada pelos rins (teve que ser inflada e preparada para a nova empreitada). Um dos rins, o mais comprometido, foi retirado. Tudo isso, sem contar as inúmeras vezes que teve que reinstalar o catéter por onde eram feitas as hemodiálises diárias e recebia uma parte da alimentação. O desenvolvimento pleno do Pedrinho dependia do transplante.
Em outubro do ano passado, surgiu um doador compatível. Depois da cirurgia foram dias de agonia para os pais e familiares, pois não havia uma resposta satisfatória do seu organismo, mas tudo levava a crer que haveria rejeição – graças a Deus e à Ciência, tudo correu bem. Nestes cinco meses pós-transplante, seu crescimento tem surpreendido. Começou a andar (antes ele deslocava-se arrastando pelo chão), já pode alimentar-se com produtos que contém cálcio (o que antes não podia), seus ossos fortaleceram-se e deram as condições para caminhar. Sempre foi um garoto feliz. Adora passear, estar com as pessoas, vive sorrindo.
Pretendo escrever nesse espaço a cada aniversário do Pedro Henrique e falar do seu desenvolvimento e das suas vitórias.

Um comentário: